terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dica de fotografia - FLASH

Oi meninas desculpem nao criar algo de minha autoria, mas nao to com muito tempo para fazer isso...entao procurei um na net bem legal...achei nesse site com dicas preciosas já que encontramos por ai nos orkuts da vida, fotos estouradas ou mal iluminadas...rsrsrs


A autora é a Karim Scharf

http://karimscharf.blogspot.com



______________________________________

Hoje vamos falar do uso do flash! Sem dúvida este é um recurso importantíssimo para quem fotografa mas, conhecendo bem o momento de utilizá-lo, certamente vamos valorizar ainda mais nossas imagens!

Não podemos nos esquecer nunca que para a fotografia, quando mais luz melhor!

Com pouca luz, temos velocidades mais baixas, o que deixa a foto tremida e também precisamos usar ISO´s mais altos, o que produz um ruído feio na imagem. Por isso, para fotografar bonito, procure sempre ambientes muito bem iluminados!

Mas e quando não temos um local bem iluminado? Aí entra o flash! A função básica e primordial do flash é oferecer luz instantânea ao objeto/pessoa que está sendo fotografado.

Porém, é preciso lembrar do seguinte: O flash embutido da câmera não é muito potente e tende a iluminar somente aquilo que está em primeiro plano, gerando luz intensa na área de foco e sombras duras, deixando todo o fundo escurecido.

Observe a imagem acima: Na foto 1 utilizei o flash embutido da minha câmera compacta. Note que ele iluminou muito o relógio antigo, deixando o fundo escurecido e toda a imagem com cores chapadas. Na foto 2, ajustei a câmera para não disparar o flash e é possível perceber que o fundo se destacou, as cores ficaram mais próximas do real, temos a sensação de há mais volume nos objetos e o relógio, apesar de estar em evidência, não recebe toda a carga de luz.

* Para fazer as duas fotos, a câmera estava apoiada sobre livros e no disparador automático, para garantir que não sairia tremida, pelo manuseio e movimento das mãos.

Outro problema do flash é a criação de sombras muito duras! Se as pessoas ou objetos estiverem próximos à alguma parede, pior ainda! Certamente teremos muitas sombras e imagens ‘empasteladas’, onde você não sabe o que é cabeça e o que é sombra!

Inseri novos objetos à nossa cena e na imagem abaixo é possível perceber a sombra que o porta-retratos e telefone antigo projetam na parede. O porta velas feito em mosaico de vidro perde sua cor, apesar de manter (e exagerar) o brilho. Na foto 2, feita sem o flash, eliminamos as sombras e demos cor e volume aos objetos. É possível ver os detalhes da bonequinha japonesa e até a trama do tecido da roupa.

Durante uma festa ou em fotografia noturnas, realmente é preciso lançar mão do uso do flash para aumentar a velocidade e conseguir captar imagens em movimento. Porém, sempre que possível, aconselho programar a câmera para não disparar o flash, desde que a câmera esteja apoiada em um tripé ou em uma mesa.
Dessa forma, mesmo com a velocidade mais baixa (pois temos pouca luz e o obturador fica aberto mais tempo) conseguimos evitar o exagero de luz sobre o modelo/objeto principal e mostrar todo o ambiente da cena. Mas lembro que nem sempre é possível! Na fotografia noturna, se as pessoas não estiverem absolutamente paradas e a câmera estável, a foto ficará tremida. Nesse caso, o flash será um bom amigo!

Vamos fazer um exercício de auto-retrato? Escolha um local mal iluminado. Pode ser de dia mesmo, mas em algum lugar de sua casa que não tenha luz natural direta. Coloque sua câmera apoiada em alguma mesa e use o disparador automático em uns 10 segundos. Enquadre direitinho e corra a para o cenário. Faça uma foto com flash e depois outra sem flash! Depois conte pra gente!

ps. As fotos não foram feitas com câmera Reflex e sim com uma câmera compacta – Nikon Coolpix -mostrando que é possível obter fotos melhores sem equipamento profissional.

__________________________________________

BEM É ISSO BEIJOCASS se quiserem enviem as fotos que fizerem p gente postar aqui.... pro e-mail da estaca orm_estacaitu@hotmail.com

Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem um recadinho falando o que acha do blog que vamos adorar recebe-lo