quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entendendo sua câmera compacta

Meninas mais um super post com dicas de fotografia. Retirei do site : http://www.digiscrap4all.com/2010/02/05/dica-de-fotografia-conheca-sua-camera/

A autora é novamente a Karim Scharf

___________________________________________________________________

Se você está começando a se interessar por fotografia, me responda primeiro uma coisinha:

Você já leu o manual de instruções da sua câmera? Se você respondeu SIM, parabéns! Este é o fundamental e primeiríssimo passo para fazer boas fotos. Se você respondeu NÃO, lembre-se que o manual é certamente o seu primeiro curso de fotografia. Mas, se você pensou em alguma desculpinha como ‘perdi o meu manual’ ou ‘meu manual é mandarim’, rs… Titio Google resolve! Corra pesquisar e baixar o PDF dele na internet!

Parece brincadeira mais é verdade! A gente descobre maravilhas lendo o manual, passa a conhecer os recursos da nossa câmera e inevitavelmente passa a fazer fotos com melhor qualidade! A primeira coisa a fazer (depois de ler o manual do começo ao fim e depois de trás pra frente) é dar uma olhadinha naquele disco seletor do modo de captação.

Se ele possuir a letra M, de modo manual, você pode fazer escolhas importantes como o ISO a ser usado, a velocidade e também ajustar a fotometria, que é a leitura correta da luz emitida pelo objeto fotografado. Pode também melhorar a exposição das fotos feitas à noite, evitar fotos tremidas e conseguir cliques perfeitos de imagens que tenham movimento.

Se sua câmera não tiver o modo manual, certamente terá algumas pequenas ilustrações que indicam o modo de fotografia mais adequado à algumas situações.
Nesse caso, é a câmera que toma as decisões por você escolhendo qual a velocidade, ISO, exposição, fotometria para aquela situação, mas acredite, se você souber usar estes recursos, suas fotos vão saltar aos olhos de forma muito mais criativa do que se você apenas usar o disparador no modo automático.


1- Modo Automático – Permite que você fotografe rapidamente, através das escolhas da própria câmera. Não é o modo ideal para quem quer aprender sobre fotografia, mas funciona numa situação de urgência, quando você não tem tempo de fazer os ajustes manuais.

2- Modo Programa – Este modo valoriza o ajuste automático entre velocidade e exposição. Através dele, você também consegue fazer outros ajustes mais finos

3- ISO – Permite que você ajuste o nível de sensilidade do sensor à luz. A regrinha é simples: Se o ambiente tiver muita luz, escolha ISOs mais baixos para melhor qualidade das imagens. Se o ambiente tiver pouca luz, escolha ISOs mais altos, o que aumenta a velocidade não deixando as fotos tremidas, porém deixa uma granulação feia nas fotos.

4- Retrato Suave – Ideal para fotos de pessoas, com a câmera mais próxima do objeto. A relação da programação entre ISO, velocidade e abertura, feita pela própria câmera, dá a pele um tom bonito e um fundo iluminado de forma suave e natural.

5- Modo Paisagem – Essa é fácil… As duas montanhas representadas na ilustração já nos dão a dica que este modo é para fotografar paisagens, ou seja, o motivo da fotografia tem estar distante.

6- Retrato Noturno – Note que a imagem é um ‘pessoínha’ e uma lua. Este modo é ideal para fazer retratos à noite, pois a câmera ajusta os modos de sensibilidade do sensor (ISO), abertura e velocidade para dar nitidez ao motivo do objeto e maior exposição ao fundo.

7- Modo Noturno – Representado por uma pequena lua, este modo valoriza fotos de paisagens, feitas à noite.

8- Modo Praia - Aqui a câmera já ajusta o ISO para um valor bem baixinho e a velocidade vai lá pra cima, porque temos bastante luz! Nesse caso, temos as cores muito mais vivas e melhor nitidez das imagens. (gente… não serve só pra praia viu? rs..)

9- Modo Neve – O modo chama ‘neve’, mas serve para qualquer ambiente muuuuuito claro, ou branco, como dunas de areia, por exemplo. Locais onde não existe contraste de cores, normalmente deixam as fotos chapadas, sem volume, sem graça. Por isso, este modo ajusta a câmera para obter fotos com detalhes mais nítidos e variações de tons mais evidentes.

10- Filme – Esse é manjado e todo mundo adora! Quem nunca fez um filminho gostoso neste modo, hein?

O Modo Manual, não está representado no disco seletor da ilustração acima! Algumas câmeras compactas não possuem e por isso tem essas opções de modos de cena listadas acima.

O modo totalmente manual (letra M no disco seletor) permite que você faça todas as escolhas de ajustes e por isso mesmo, é você quem tem que avaliar a luz, a cena e o modo de captura!

Só para vocês identificarem no seletor, coloquei a imagem abaixo.


Hoje, estamos falando de câmeras compactas e não de câmeras Reflex que praticamente só tem a opção manual. Falaremos sobre isso em outro post, ok?


Esta foto é um dos meus xodós, no momento. Foi feita em dezembro de 2009, no modo Manual, com tripé e os seguintes ajustes:

Velocidade: 1/320 / Abertura: f/4 / ISO: 400 / Lentes: 70-300 mm/ WB: sombra

Correções: No PS corrigi apenas o histograma e curva de cores.

LIÇÃO DE CASA

Vamos fazer um exercício? Corre lá pra dar uma olhadinha no seu manual e ver como trabalhar com as opções de modo de cena da sua câmera. Agora escolha um ambiente dentro de casa, coloque algumas frutas sobre uma base e deixe alguns elementos ao fundo.

Faça a primeira foto escolhendo o modo totalmente automático e depois, mantendo a mesma posição da câmera, fotografe fazendo suas próprias escolhas, através do seletor de modos.


Vamos entender como fiz estas fotos. Coloquei algumas maçãs e mini peras sobre uma caixa de vinhos de madeira. Ao fundo tenho um vaso com algumas gérberas laranja, o pêndulo de um relógio de parede e a porta.

A foto da esquerda, foi feita no modo automático da câmera. Como dentro de casa tem menos luz, a câmera escolheu, pra começar, o uso do flash, o que certamente valoriza o objeto principal, mas escurece o fundo deixando-o escuro e sem volume. Também, porque temos menos luz, ela ajustou o ISO para 800 – uma opção alta que causa granulação na imagem (aqui na tela, dá pra perceber pouco).

Na foto da direita, escolhi a opção do modo Retrato Suave. A câmera também escolheu por mim, porém agora dei uma dica para ela, de que tipo de fotografia eu estava fazendo! Ela reduziu o ISO para 500, deixando a imagem mais limpa, aumentou a velocidade, manteve o obturador aberto um pouquinho mais de tempo e tudo isso contribuiu para uma imagem mais clara, com mais contraste nas cores e um fundo limpo e suave.

___________________________________________________________


3 comentários:

Deixem um recadinho falando o que acha do blog que vamos adorar recebe-lo